13 de jun. de 2007

O LiDeR qUe DeStRói.

O líder que destrói
No mundo moderno, os chefes tiranos são uma ameaça ao futuro do negócio. eles não só colocam as pessos para baixo, como geram problemas econômicos para as suas empresas. As companhias mais inovadoras estão criando mecanismos para se livrar deles
Quem merece ser rotulado de babaca? Muitos de nós empregamos o termo de maneira indiscriminada, aplicando-o a qualquer pessoa que nos irrite, fique no nosso caminho ou seja mais bem-sucedida. Mas é sempre útil pensar em uma definição precisa se você quiser implementar a regra antibabacas. Isso pode ajudá-lo a distinguir aqueles colegas e clientes de que você simplesmente não gosta dos que merecem esse rótulo. Também pode ajudá-lo a distinguir pessoas que estão apenas tendo um dia ruim ou um momento ruim (os "babacas temporários") dos imbecis que insistem em ser sempre asquerosos e destrutivos (os "babacas certificados"). E uma boa definição pode ajudá-lo a explicar aos outros por que seu colega, chefe ou cliente merece o rótulo - ou entender por que os outros dizem que você é um babaca (pelo menos pelas suas costas) e por que você pode ter merecido esse rótulo. Pesquisadores como Bennett Tepper, que escrevem sobre abuso psicológico no ambiente de trabalho, definem o conceito como "a contínua exibição de comportamento hostil verbal e não-verbal, excluindo o contato físico". Imagino que você possa acrescentar muitas outras ações que já testemunhou, das quais tenha sido alvo ou em que você mesmo tenha sido o agente. Ouço e leio sobre novas ações mesquinhas quase todos os dias. Não importa se são insultos pessoais, bofetadas no status (rápidos movimentos que derrubam o orgulho e a posição social), humilhação , "piadas" que representem formas de insulto ou tratar as pessoas como se fossem invisíveis. É muito mais difícil se qualificar como um babaca certificado: a pessoa precisa exibir um padrão persistente, ter um histórico de episódios que terminem com um "alvo" se sentindo diminuído, humilhado, reduzido, desrespeitado, oprimido, sem energia e geralmente se sentindo pior em relação a si mesmo. Os psicólogos fizeram a distinção entre estados (sentimentos, pensamentos e ações transitórias) e características (traços de personalidade duradouros), ao analisar a consistência entre lugares e períodos de tempo - se alguém age repetidamente para deixar um rastro de vítimas em seu caminho, merece ser rotulado como um babaca certificado.
Todos nós temos potencial para agir como babacas nas condições erradas quando estamos sob pressão ou, especialmente, quando nosso ambiente de trabalho incentiva todo mundo - em especial os "melhores" e "mais poderosos" - a agir dessa forma. Embora seja melhor usar o termo com moderação, algumas pessoas de fato merecem o certificado de babacas por ser continuamente asquerosas em diferentes lugares e momentos. Al Dunlap "Serra Elétrica" é um candidato bem conhecido. Dunlap, ex-CEO da Sunbeam e autor do livro Mean Business, era famoso pelas ofensas verbais que despejava sobre seus subordinados. No livro Chainsaw, de John Byrne, um executivo da Sunbeam descreveu Dunlap como "um cachorro latindo para você durante horas... Ele só gritava, vociferava e berrava. Era arrogante, beligerante e desrespeitoso".


UMA DÚZIA DE AÇÕES SUJAS
As coisas que os babacas costumam fazer no dia-a-dia

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.